Entrevista: Livia Brazil, autora de "Queria Tanto".

Compartilhe:
Trago para você hoje mais uma entrevista do Abstraia-se. 
Essa foi a primeira entrevista que realizei e gosti muito. Essa é uma das vantagens de trabalharmos com autores nacionais, podemos conversar com eles e assim conhecê-los um pouco mais.
Nossa entrevista de hoje foi com o autora, LIVIA BRAZIL, que escreveu o livro QUERIA TANTO. 
Gostei muito de realizar minha primeira entrevista com a Livia que é muito simpática e acessível. É sempre bom conhecer o autor por detrás do livro.. E quase como se fosse um making of dele...rsrs

Então vamos lá. Permitam-me apresentá-la a vocês... E logo, logo teremos a resenha e promoção do livro "Queria Tanto" aqui no Abstraia-se.


Abstraia-se: Olá Livia, muito obrigada por nos conceder essa entrevista. Gostaria que você se apresentasse e falasse um pouco sobre seu livro “Queria Tanto”.
Olá Carine, que isso, quem tem que agradecer sou eu por essa oportunidade e por se interessar pelo meu livro. Bem, sou Livia (sem acento), tenho 26 anos e sou carioca (nascida e criada). E sou apaixonada pela cidade, apesar de todos os problemas, acho que por isso tem tanto dela no meu livro que, na verdade, é uma tentativa bem-humorada de mostrar o dia-a-dia das pessoas de 20 e poucos anos. Nem sempre é fácil, mas sempre dá pra dar boas risadas, ainda mais se a pessoa for louca como a Alice Maria, a protagonista do livro.

Abstraia-se  Você sempre quis escrever e publicar um livro ou apareceu a oportunidade e você aproveitou?
Sempre quis. Sempre escrevi muito, desde pequena, e o sonho de qualquer escritor é ver seu livro publicado. E eu queria muito! Tanto que aproveitei a oportunidade de um concurso que abriu na Benvirá, o Prêmio Benvirá, e mandei meu livro. Não ganhei, mas ele entraram em contato comigo pra saber se eu tinha interesse em publicar o livro e eu disse que sim! Foi o dia mais feliz da minha vida.
Abstraia-se: “Queria Tanto” tem uma temática bem moderna você se inspirou em alguma vivência pessoal para escrevê-lo?
Eu não me inspirei em nada específico. Fui pegando coisas pelas quais conhecidos passavam, ou eu passava ou já há passado, ou só maluquices que eu inventava mesmo e colocando tudo no papel.
Abstraia-se: Quais foram as maiores dificuldades ao escrever sua obra?
A maior dificuldade era não escrever! Hahahaha Eu estava estudando na época, e não conseguia prestar atenção nas aulas da faculdade direito porque volta e meia surgia uma idéia e eu tinha que escrever. Aí a aula acabava ficando em segundo plano. Mas eu não repeti nenhuma matéria por causa disso!
Abstraia-se: O que mais te fascina ao ler um livro? Qual o seu escritor e obra favoritos?

Olha, essa é uma pergunta muito difícil. Sou muito eclética, gosto de qualquer tipo de livro, e cada um por um motivo diferente. Mas, é claro, precisa ter uma linguagem que prende. E gosto muito de linguagem informal, ou recursos diferentes, como uma troca de e-mails entre personagens no meio do livro. Gosto muito também de suspense, que te faz pensar, tentar solucionar casos, sou apaixonada por Sherlock Holmes. Mas meu livro, na verdade série preferida é Harry Potter. Acho que nunca ninguém vai criar algo tão fantástico como a J.K. Rowling fez. Outros livros que eu amo são Carta para alguém bem perto, da Fernanda Young, que foi o livro que me fez querer ser escritora, e Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva, que me marcou muito. Escritores, além dos que já citei, também gosto muito do Nick Hornby, acho o jeito que ele escreve fascinante.

Abstraia-se: Que conselho você daria para aqueles que gostariam de publicar um livro?

Escrever muito, mesmo que vários começos ou pequenos contos, sempre escreva, porque quanto mais você escreve, melhor você escreve. E mandar seus textos para todos os concursos e prêmio literários possíveis. Mesmo se você não ganhar, pode ter alguém que goste da sua história, como aconteceu comigo.

Abstraia-se: Você pensa em escrever outras obras? Já tem previsão de lançamento ou tema definido?
Tenho duas histórias terminadas, e outras três pela metade. Uma das histórias terminadas deve ser lançada ano que vem, mas o tema é surpresa.
Abstraia-se: Confesso que ao ler “Queria Tanto”, imaginei que ele poderia facilmente ser adaptado como roteiro de um filme. Caso isso acontecesse, que atores você gostaria que interpretassem os personagens principais?

Sou super fã da Fernanda Rodrigues, desde criança, então adoraria que ela interpretasse a Alice. Ou a Marjorie Estiano, que eu também adoro e acho ótima atriz, super versátil. Já o Rodrigo tinha que ser o Dudu Azevedo, escrevi o personagem pensando nele, só que quando ele era mais novinho, com cabelo bem cacheadinho.

Abstraia-se : Muitos leitores costumam estabelecer trilhas sonoras para os livros que estão lendo.  Para você, que músicas fariam parte da trilha sonora de “Queria Tanto”?

Tem que ter Los Hermanos, que é minha banda brasileira favorita. Como é um livro muito carioca, seria legal ter muitos cantores e bandas do Rio, já conhecidos e outros iniciantes, como o Cícero. E Elis Regina e Caetano Veloso que, apesar de não serem cariocas, a Alice adora.

Abstraia-se: Defina-me seu livro em uma palavra.
Divertido.
Abstraia-se: Lívia, agradeço muito sua participação no Blog Abstraia-se. Quero parabenizá-la pelo seu livro e deixo o espaço aberto para que você possa incentivar à leitura dele (pode fazer propaganda se quiser... hehe).
Não só o meu livro, mas queria incentivar as pessoas a lerem qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, livros, jornais, revistas, porque ler te acrescenta muito, você nem imagina o quanto. Uma pessoa que lê é uma pessoa muito mais completa.
Muito obrigada pela oportunidade, querida.

 Então pessoal...
Fica aqui mais uma entrevista para vocês. Eu espero que tenham gostado dela tanto como eu.
Quero agradecer muito a querida Livia Brazil que foi super atenciosa e solícita conosco....
Até a próxima!
Um grande beijo e Boas Leituras!!!



1 Abstraídos comentaram:

  1. Viiii disse...:

    Nossa, que bacana! Já faz um tempinho que sigo o Abstraia-se mas confesso que não sou aqueeela frequentadora, até porque o calendário estava contra mim nos últimos tempos, mas adorei o post, a entrevista. É muito bacana essa iniciativa, nesse caso principalmente por apresentar aos leitores, escritores brasileiros.Adorei
    Parabéns

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!