#Resenha: O livro de Joaquim de Laura Malin

Compartilhe:
 Olá! Mais uma resenha d eum livro nacional para vocês.

 A narrativa trata da vida de Joaquim a partir de 1824 quando ele conhece Leah, uma linda adolescente de 17 anos. O casal se apaixona, entretanto, a moça está prometida a um marquês. Além disso, Joaquim é somente um era um jovem simples que fazia reparos em embarcações na ilha de Fernando de Noronha. Mesmo com todos os empecilhos a paixão é avassaladora.

Com o fim do Império no Brasil, as famílias portuguesas resolvem voltar a sua terra natal e com a família de Leah não é diferente. O casal chega a conclusão de que só lhes resta fugir com seu amor, então armam um plano que os permita viver essa história. Durante a tentativa de execução do plano, quando ambos estão na praia, uma estrela cai e os transforma em imortais. O resultado é que o plano fracassa e Leah é levada a força pela família, para Portugal.
“… Quem está numa ilha é, sem dúvida, um refugiado. E eu era, para além desse aspecto geográfico, um exilado de mim mesmo.”
Joaquim então passa a viver buscando seu grande amor . A narrativa é realizada pelo próprio que nos conta sobre sua busca mas também sobre tudo o que vivencia. Ele vê o fim do império, a 1ª e 2ª guerras, a queda da bolsa e conhece pessoas importantes como Darwin e Pierre Curie, vive outros amores e perdas, mas sempre lembrando e procurando por Leah. Após 188 anos de busca por seu amor perdido, Joaquim acredita ter encontrado na fotógrafa Sylvia o fim de sua procura.
“Em sete ciclos, eu procurei Leah por onde fui. A esperança de reencontrar a mulher da minha vida sempre irrigou a tal amendoeira que ela própria havia plantado dentro de mim. Houve invernos e outonos, mas houve também algumas primaveras, quando seus galhos estiveram frondosos o suficiente para que eu me transformasse num jardim.”
Com capítulos que mesclam o passado e presente, somos envolvidos por uma linda história de amor que supera as barreiras do tempo e da morte. Vale ressaltar que sendo uma história de amor permeada por diversos acontecimentos históricos, a autora fez uma ótima pesquisa sobre os mesmos e as personalidades citadas, intermediando brilhantemente os momentos históricos com a vida do personagem.


     "Vivo há mais tempo que o necessário. Cansei de tudo. Abandonei-me ao fundo      do mar. O que me falta, porém, é não ter encontrado as respostas. Não tê-las me faz voltar de cada um desses mergulhos. Não tê-las é o que me faz continuar vivendo."

Indico "O Livro de Joaquim" para os que gostam de um romance com toques de sobrenatural e menção a acontecimentos históricos. A autora conseguiu unir passado e presente, realidade e ficção de uma maneira surpreendente.

"- Eu esperaria novamente, esperaria o tempo que fosse necessário, porque esse amor que eu sinto é mais forte do que tudo, mais forte do que eu..."
O próximo volume da série trará a mesma história contada por Leah. Mostrando os lugares pelos quais ela passou e tudo o que sofreu nos 188 anos que viveu até reencontrar Joaquim, na ilha em que se viram pela peimeira vez.

Saiba mais sobre a autora e seus trabalhos em seu blog.

E aí pessoal, gostaram? Espero que sim :)
Não esqueçam de comentar! É sempre legal trocarmos ideias! 

0 Abstraídos comentaram:

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!