#Resenha: Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa

Compartilhe:
"Qual é a verdadeira face do amor?"

Eba... 

Tem resenha nova pra gente hoje...  Terminei o livro de Mário Vargas Llosa TRAVESSURAS DA MENINA MÁ – e claro, devo anunciar que o livro entrou para o meu rol de favoritos. Geralmente não me sinto atraído por romances no sentido literal da palavra, mas este me surpreendeu muito e eu vou dizer o porquê.

Um belo dia cheguei ao meu trabalho e este livro estava sobre a minha mesa...  ???...  Me perguntei o que ele estaria fazendo ali, e me lembrei que um dia antes, ao almoçar com uma colega, ela tinha me dito que emprestaria um livro que ela achava muito bom. Aí lembrei do que se tratava aquele livro naquele lugar.

Li.

Uma leitura fácil e carismática, e cheia de conteúdo. Considerei-o como um livro muito inteligente. Minucioso em detalhes e cheio de aventura.

" – Estou perfeitamente treinado para essas coisas, menina má. Em matéria de chifres e abandonos, já sei tudo o que há pra saber, e muito mais."  



Conheçam Ricardo Somocurcio, um peruanito, nascido em Miraflores e que viviam sem grandes emoções. Seu sonho quando se tornasse mais velho era simplesmente morar na França. Morando no Peru, na década de 60 ele conheceu Lilly. Seu primeiro contato com a "chilenita", ou melhor aquela que se dizia chilenita, foi na sua infância, na qual ele se declarava pra ela quase todos os dias. Um belo dia a desmascararam e então ela some, como se nunca tivesse laços que a prendiam.

Nesse tempo Ricardo perde todos os vínculos possíveis que podia ter com ela. Então ele cresce, forma-se e realiza seu sonho, muda-se pra França. Lá a situação não é das melhores, se não fosse pelo seu amigo Paúl com certeza não teria nem o que comer. Paúl trabalhava em um restaurante e mais tarde se tornaria um integrante-chefe do M.I.R. (Movimento de Izquierda Revolucionaria). 

Já integrados no M.I.R., Ricardo conhece a camarada Arlette. Mas aquela mulher lhe lembrava alguém. Sim, ele a reencontrara. A camarada Arlette era a pequena Lilly. Seria essa mais uma incrível oportunidade de se declarar, mas ainda não seria dessa vez. Ela precisava ir pra Cuba receber treinamento. Mais uma vez Ricardo perdeu a chance de tê-la em seus braços. 

Ao perguntar a Paúl como ela estava, Ricardo descobre que ela havia se casado com um diplomata Francês. Destruído,  Ricardo dedica-se ao seu trabalho. Tentando passar na prova de tradutor da Unesco,  ele vai tocando sua vida. Até o dia que ele a encontra de volta na França, agora com o nome de Madame Robert Arnoux. Claro, ele não deixaria passar. Correu atrás dela e conseguiu mais uma vez que ela se tornasse sua amante. Viveram por um incrível tempo juntos nesse triângulo: ela pegava todo o dinheiro que podia gastar do marido e vivia muito bem com o amante.

Mas nem tudo está perfeito. Madame Arnoux encontra um mais rico que seu atual e mais uma vez desaparece da vida de Somocurcio. Onde ela estaria agora???  Ricardo, agora tradutor da Unesco toca sua vida sendo interprete em reuniões diversas mundo afora. Numa dessas ele precisa passar uma temporada em Londres. Década de 70, Londres agora vive em plena época dos Hippies. Ricardo encontra uma antiga amizade, Juan Barreto, adepto das modalidades Hippies e do trinômio "Sexo, drogas e rock'n roll

Com sua nova amizade em Londres, Ricardo a encontra mais uma vez. Ela havia fugido e deixado Robert Arnoux, seu antigo marido, na miséria, levando todo o dinheiro de suas contas na Suíça e torrado na Inglaterra.  Agora ela era casada com o dono de um haras e morava numa cidadezinha de interior chamado Newmarket. Quem diria, a menina má agora vive cercada de cavalos. Sua vida toda gira em torno deles. Agora chamada de Mrs. Richardson. Mais uma vez o amor retorna. Eles vivem no mais puro romance até o dia em que Mr. Richardson descobre a bigamia da mulher e a larga com uma mão na frente e outra atrás.

Seu próximo destino: Japão. Viverá com seu mais novo amante: Fukuda. Mas com esse sua relação não será assim tão fácil. Ela se tornará sua escrava sexual. e as coisas não vão acabar tão bem assim. E dessa vez o que Ricardo poderá fazer????

E ai como vai acabar essa história? Tudo acabará bem onde Ricardo e a menina má terminarão juntos? Ou será que não vai ser esse final tão feliz assim?

Isso eu não vou contar pra não perder todo o sentido da história neha... 
Mas com certeza é um final muito bem construído pelo autor e que me fez escolher seu livro como um dos meus favoritos.

Fica aqui uma dica óóóóóóótima..
E aí gostaram também??????
Abraços!!!

8 Abstraídos comentaram:

  1. Unknown disse...:

    Olá!

    O Mario é realmente incrível! Adorei a história e estou LOUQUÍSSIMA para ler! *-*'
    Excelente resenha!

    Abraços!

  1. Oi Clodoveu!
    Li esse livro ano passado (ganhei de presente da minha amiga) e adorei também!
    Muito bom!
    Beijos!

  1. Parece ser um bom livro, vou anotar o nome para procurar. Bjs, Rose;D

  1. Unknown disse...:

    A principio fui "obrigada" a ler o livro como trabalho de faculdade, mas me apaixonei por ele e agora também é um dos meus livro favoritos!
    Indico!

  1. Aaah...Que maldade, poderia ter contado só um pouquinho do que vai acontecer com ela... Fiquei muito afim de ler, parece ótimo mesmo. Parabéns pela resenha...

    Abraços, Iza

    Caderno de Resenhas...

  1. Eu também li este livro, fiquei maravilhada com a qualidade da escrita do M.V. Llosa e a história é também muito legal. Daria um bom filme! :)

    Um beijo

    Francine Ramos

  1. Anônimo disse...:

    Aaah...Que maldade, poderia ter contado só um pouquinho do que vai acontecer com ela... Fiquei muito afim de ler, parece ótimo mesmo. Parabéns pela resenha...

    Abraços, Iza

    Caderno de Resenhas...
    ameiiiiiiiiiii .......

  1. Flavio disse...:

    Gostei da resenha. Adorei o livro, adoro Llosa, um mestre.

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!