Olá Pessoal
Bom, hoje nossa resenha é internacional. Não sei se vocês sabiam, e eu também não fiz muito alarde, mas o blog Abstraia-se está participando do primeiro Blog Tour, e o livro é "THE SECRET YEAR" que foi enviado pela autora Jennifer Hubbard para o BookaholicLiz. O livro chegou pra mim na semana do Natal e como eu esqueci minha câmera na minha outra casa não tive como fazer caixinha de correio pra vocês, (pelo menos não em vídeo, mas vou dar um jeito de fazer por fotos). Hoje eu vou postar a resenha dele pra vocês.
O livro tem um contexto leve, a autora não explorou nada de sobrenatural na narrativa, nem fantasiou. Sendo assim não é do gênero fantástico. Eu o classificaria como do gênero romance, no sentido literal da palavra. Eu gostei bastante, mas acho que tem algumas coisas que ficaram meio nas entrelinhas. Mas lendo a estória em si tem um contexto bem legal, pois podemos compartilhar com o narrador, que é o próprio protagonista do livro, suas aventuras e problemas amorosos.
Pra começar vou lhes mostrar a sinopse do livro depois farei os devidos comentários.
Sinopse:
208 páginas
Seventeen-year-old Colt has been sneaking out at night to meet Julia, a
girl from an upper-class neighborhood unlike his own. They’ve never told
anyone else about their relationship: not their family or friends, and
especially not Julia’s boyfriend.When Julia dies suddenly, Colt tries to
cope with her death while pretending that he never even knew her. He
discovers a journal she left behind. But he is not prepared for the
truths he discovers about their intense relationship, nor to pay the
price for the secrets he’s kept.
"Colt e Julia estavam juntos há um ano, mas ninguém sabia disso. Julia
vivia em Black Mountain Road em uma mansão – com empregados – e para completar
o pacote tinha um namorado para acompanhá-la nas festas do clube country. Colt
definitivamente não vinha de Black Mountain, e ninguém teria entendido por que
eles estavam juntos. Mas isso nunca importou para eles. Até que Julia morre em
um acidente antes do último ano do colegial, e, de repente, Colt é o único que
sabe do segredo deles. Ele tenta fingir que sua vida continua a mesma, mas ele
é perseguido pelas memórias de Julia. As coisas pioram quando o diário de
Julia, no qual ela escrevia sobre o romance dos dois, cai em suas mãos. Colt
procura respostas em cada anotação: Julia o tinha amado de verdade? De alguma
maneira ele era culpado pela morte dela? Mas a última pergunta – que ninguém
pode responder – é: Como ele deveria esquecer alguém que para começo de
conversa nunca tinha sido dele?"
~*~*~*~
No livro a autora nos apresenta
Colten Morrissey, um garoto de 17 anos, mais conhecido por Colt. Numa noite qualquer e sem compromisso, Colt vai até o rio perto de sua casa, ao chegar lá ele conhece
Julia Vernon, mais uma garotinha metida de Black Mountain. A principio ele também pensava isso dela, mas com o passar dos dias eles foram se conhecendo melhor. Sempre no mesmo lugar e da forma mais secreta possível, pra que ninguém soubesse desse relacionamento. Imagine... uma garota linda e rica da
high de Black Mountain se relacionando com um garoto que mora nas baixadas da cidade, ou seja, nos flats. Mas é assim que se desenvolve esse relacionamento até o trágico acidente em que Julia morre.
(Bom eu não digo que a morte de Julia seja um
spoiler, pois foi a primeira frase que eu li assim que abri o livro.)
Depois de da súbita morte de Julia, Colt perde seu chão. Então nesse meio tempo o irmão de Julia,
Michael, o procura para entregar um diário de Julia. Lendo-o, Colt fica ainda mais confuso, ele não consegue se desprender de Julia. Talvez assim que ele conseguisse ler seu diário completo ele conseguisse superar tudo isso e talvez começar a gostar de outra pessoa. Mas a situação é mais complicada que isso. Julia está presa nele de alguma forma que parece não poder soltá-lo. O que ninguém podia saber começa a se espalhar pelos ares de Black Mountain, o que, mesmo depois de Julia morta, não poderia acontecer, afinal ala tinha um namorado quando morreu. O que pensariam dela, da garotinha mais popular da escola traindo seu namorado,
Austin Chadwick, com um carinha que morava nos flats?
Sob 7 chaves, Colt decide que ninguém mais pode saber, mas fica difícil de controlar quando alguém mais já sabe. Até onde isso chegaria? Como se não bastasse ele ainda tem todos os problemas familiares para serem resolvidos como o estresse da mãe, o alcoolismo do pai e o irmão revelando sua nova orientação sexual.
É, ele passa por mal bocados pra tentar controlar tudo isso. Mas será que ele consegue virar a página da sua vida e começar a escrever um novo modo de viver sem Julia? Para isso, só lendo o livro.
|
Blog Tour do Blog Bookaholic Lis |
~*~*~*~
A narrativa da autora, como já disse pra vocês me chamou muito a atenção pelo modo de escrita, pois o livro é muito bem contado em 1ª pessoa, o que te dá uma intimidade muito grande com os personagens. Eu realmente achei o livro bastante agradável.
Não é um livro de grandes ações e aventuras, mas nem por isso se torna monótono e difícil de digerir. Realmente me surpreendeu, pois eu acreditava que tinha uma certa dificuldade para ler livros deste gênero, mas descobri que não.
Só lembrando que não temos o livro na versão traduzida e que quiser deverá obtê-lo em sua língua original. Eu acredito que vale sim a pena lê-lo e aprender com Colt a superar momentos difíceis.
Eu espero que tenham gostado da resenha e que valha a pena, pra vocês também lê-lo...
Um grande abraço para todos!!!
Parece ser bem interessante.
Já tinha lido algo sobre esse livro, mas nunca me interessei tanto assim por ele.
Bem, vou ler ;)