Resenha: O sumô que não podia engordar - Sá Editora.

Compartilhe:
Pessoal...

Essa semana li o livro "O sumo que não podia engordar" que nos foi cedido como cortesia pela Sá Editora, nossa parceira. Um livro fininho, tem só 96 páginas, mas que tem todo um contexto especial, com uma mensagem explêndida!!! O livro é lançamento da Editora e está previsto para estar nas livrarias a partir do dia 15/10

Eu achei muito bom de ler, tendo uma historinha bem pequena, considerado praticamente um conto. Faz sentido se lido de forma desprendida e sem um pré-conceito, pois muitos olham para a capa e logo já pensam em um livro infantil, mas como o livro "O pequeno príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, tem algo muito interessante ao ser analisado.

O livro se passa no Japão e conta a história de um jovem rapaz de 15 anos que precisa encontrar o Zen como forma de fortalecer seu ser. Realmente é uma história muito bonitinha e que seria bom que todas as pessoa lessem!!!
Vou contar um pouco pra vocês a história do livro e, logico, sem spoiler!



O que você faria de todos os dias alguém passasse por você e dissesse: "Vejo um gordo em você"?

Pois é assim que Jun se sente. Todos os dias o Sr. Shomintusu passa por ele e diz ver um gordo no menino.

Jun é um garoto de 15 anos que não tinha ninguém com que contar. Era um jovem camelô, que sobrevivia as custas doq ue conseguia vender na rua Tinha uma banquinha que vendia um certo tipo de "material adulto". "Magro, esbelto e esguio" como diz no próprio livro, todos os dias ele escutava a mesma frase do mesmo senhor. Por fim, não aguentando mais aquela situação ele resolve discutir com o velho senhor a respeito daquilo que ele não entendia o que significava.

O velho senhor via realmente um gordo no garoto e com isso o convidou para ver a uma luta de sumô. O jovem, em pleno auge de sua rebeldia, nega o convite com veemência, dizendo que não há nada que fazer lá e que sua presença deveria ser paga em dinheiro e que particularmente seu preço era muito caro. Shomintsu então lhe dá todo o dinheiro que tinha no bolso para que o jovem compareça ao evento. Jun pega o dinheiro, mas como já era de se esperar nem aparece na luta e ainda rasga o convite que lhe foi dado.

Temeroso do encontrar Shomintsu naquele mesmo lugar novamente, Jun muda sua banca de lugar, o que não dá muito certo. Em seu novo lugar não é bem recebido pelos camelôs que lá já trabalhavam. Estes todo o material de Jun e jogam em um esgoto, se tornado impossível recuperá-los. Graças ao dinheiro  dado por Sr. Shomintsu ele adqurira novos bens para vender, o que acabou dessa vez sendo confiscado pelos policiais que rondavam por ali. 

Pronto, agora Jun não tinha mais o que vender. Como ele iria sobreviver? Passando a viver como um verdadeiro morador de rua, se alimenta de restos de restaurantes, o que ele julgava um absurdo, pois nem um rato, no Japão, e alimentava tão mal. E o pior, agora ele teria de encarar Shomintsu, ainda por não ter ido assistir à luta.
Mesmo com tudo isso, ao encontrar o garoto, Shomintsu fica muito bravo pelo trato descumprido pelo garoto, mas ainda assim lhe dá uma nova chance. Dessa vez só um novo convite, nada de dinheiro. 

Sem ter o que perder, Jun vai à luta ver como ele mesmo diz 'aquelas salsichas multicores' lutarem, sendo recebido com muito entusiasmo por Shomintsu, que acaba por eferece a Jun um treinamento na academia. Jun passa a se apaixonar pela arte do Sumô (pagou língua, viu...) No treinamento, Jun descobre inúmeras coisas a respeito de seu crescimento pessoa.
Depois de 9 meses de treino na academia do agora 'Mestre' Shomintsu, Jun fica meio revoltado: ele não consegue engordar como deveria, para se tornar visivelmente um lutador. Diante desse impasse, Jun quer abandonar a academia e as artes marciais. O mestre não concorda, dizendo que ainda vê um gordo no garoto.

Neste momento Shomintsu joga Jun contra si mesmo, fazendo-o contar toda verdade sobre quem ele realmente era, seus medos, traumas e tudo mais que ele desejava esconder, pois só assim ele conseguiria se tornar um 'gordo'. Para Jun isso era difícil, pois sempre se esquivava, se recusava a manter qualquer tipo de contato com quem quer que fosse. É aqui que compreendemos a verdadeira história de Jun, que tem uma mãe que não o enxerga e um pai que deu o despazer de suicidar.

Mas diante disso, como ele preencheria esse vazio a que estava submetido? Baseado em que? O que Jun tinha a dizer não valia mais que o silencio que guardava e para se preencher era necessário algo muito mais importante. e o que seria isso?

Afinal, quem é Shomintsu e quais suas verdadeiras intenções em ajudar Jun??

Vão ter que ler o livo pra descobrir!!!

E você que preencher esse vazio dentro de você também (se é que você tem um)?
 Leiam o livro que vocês ião gostar dessa pequena história!!

Abraços!!!


0 Abstraídos comentaram:

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!