#Resenha: "Um dia" de David Nicholls

Compartilhe:
Minha primeira resenha aqui no Abstraia-se! Espero que gostem!

Comecei a leitura de “Um dia”, com ótimas avaliações dos amigos. Resultado: expectativa altíssima e ainda bem que não me decepcionei!

O romance começa com a pergunta: “Onde você se imagina em vinte anos?” e a história se desenvolve de maneira a responder a esse questionamento.

Trata-se da história de amor entre um homem e uma mulher? Sim, mas vai além disso. O autor consegue traçar um perfil dos jovens expondo suas angústias e seus questionamentos sobre vida profissional, vida amorosa, medo do futuro entre outros temas.

O início da trama acontece no dia em que as personagens Emma e Dexter se aproximam: 15 de julho de 1988. Cada capítulo, a partir daí, narra acontecimentos de cada ano, sempre no mesmo dia. Isso é bem interessante, embora às vezes, eu tenha ficado confusa, pois era difícil entender tudo o que aconteceu na vida das personagens durante um ano inteiro, mas nada que nos impeça de seguir a leitura e nos envolvermos com ela.

Dexter e Emma se conhecem e ficam amigos e mesmo com suas vidas tomando rumos bem diferentes, eles conseguem manter a relação, com um estando sempre presente na vida do outro, de uma forma ou de outra. Acompanhamos então as relações afetivas dos dois ao longo do tempo, suas relações com as famílias e seus empregos. O autor nos permite acompanhar o amadurecimento destes personagens e com isso vamos nos identificando ou identificando várias Emma’s e Dexter’s que conhecemos.

"Um dia" além de uma história de amor é também uma história de amizade e amadurecimento que acaba nos levando a refletir sobre nossa própria vida e nossas escolhas. É prar rir, chorar e se divertir.

Eu recomendo e muito! Mas só um aviso... é uma leitura viciante, então se você está em provas ou com trabalhos para fazer, espere para começar a ler, porque você não vai conseguir parar!

Boa leitura!

 



2 Abstraídos comentaram:

  1. Anônimo disse...:

    Concordo com você, este livro é viciante perdi ou ganhei uma noite lendo.
    O autor traduziu na personagem Emmma as angústia de uma pessoa quando está preste a dar um novo passo na sua caminhada.

  1. Comigo foi parecido tb! Vlw por comentar :)

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!