#Indicação: Tóquio, Ano Zero - David Peace

Compartilhe:
Pessoal... 

Deixei vocês na mão ontem neha... Mas foi por uma causa justa. Não consegui levantar da cama ontem pela noite. Tô numa gripe que, só Jesus na causa. Mas enfim, vamos lá eu vou tentar respirar e postar ao mesmo tempo (não é fácil com minha asma atacada desse jeito, até movimentar os dedos rápido está me cansando...)

Mas enfim, antes de começar o post, deixem eu contar uma novidade. Eu achei o livro "Tequila Vermelha" do Rick Riordan por 9,90 na Saraiva. Em breve promoção aqui no Blog. (Gente, por mais que eu não morresse pra ter esse livro, assim que eu o vi desse preço eu não pude aguentar à tentação e cedi. Acabei comprando!!!)

Vamos agora ao título do dia. Hoje separei pra vocês um título da Editora Planeta chamado TÓQUIO, ANO ZERO escrito por David Peace. O livro é um romance policial que tem um contexto histórico que se passa em Tóquio num período de pós-guerra mundial. Nele, o detetive Miname está atrás de um serial killer após descobrir dois corpos de jovens mulheres no Parque Shiba.

Esse livro é um dos lançamentos de Maio que não deu tempo de eu postar na aba de #Lançamentos do mês passado. Posto agora com #Indicação pra que vocês ainda assim o conheçam. Pelo menos pra mim, é sempre bom ler livros com contexto histórico.

E aí vamos pra mais uma aventura???

TÓQUIO, ANO ZERO 
David Peace - 508 Páginas - Planeta

Sinopse: Japão: ruínas, caos, destruição. Cenário desolador que poderia descrever a região de Fukushima, em 2011, de Kobe, em 1995, ou de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Mas trata-se de Tóquio, agosto de 1946. Um ano após a rendição aos aliados e o final da Segunda Guerra, a capital japonesa está destroçada. Além do caos coletivo, pequenos dramas se desenrolam em cada microambiente. Um deles é formado pelos integrantes do Departamento de Polícia Metropolitana da cidade, onde paira a ameaça de uma segunda leva de exonerações de funcionários e investigadores. Ninguém confia em ninguém e, para piorar, diversos grupos étnicos disputam o controle dos mercados negros da cidade. É a partir deste contexto que David Peace constrói Tóquio Ano Zero, (R$ 39,90, 400 páginas), livro que chega ao Brasil pela Editora Planeta.

Ao melhor estilo noir americano, a história se desenvolve sob o ponto de vista do detetive Minami. Em meio ao cheiro de tifo e de excrescências espalhado pelo ar, ao cólera, ao racionamento de comida e à devastação da paisagem, ele mergulha fundo em seu trabalho. Contra sua vontade, é encarregado de investigar a descoberta dos corpos de duas jovens mulheres no Parque Shiba. A autópsia desse caso real que permeia a trama revela que foram vítimas de homicídio. 

As frases curtas e as citações de pensamentos do narrador passam com exatidão a sensação que tomava conta da cidade. Ele mistura alucinações e realidade e utiliza-se de recursos onomatopéicos para reforçar a sensação de perturbação: “Os inspetores Kanehara, Adachi e Kai já foram para o quartel-general da Polícia Metropolitana, saíram de carro, sem mim. Ton-ton. Mas estou satisfeito. Ton-ton. Não me importo. Ton-ton. Eu quero andar. Ton-ton. Na merda. Ton-ton. Na poeira. Ton-ton. Na sujeira. Ton-ton. Um ciclone se aproxima do Japão. Ton-ton. Mas não vai atingir Tóquio. Ton-ton…”.

Ao avançar nas investigações, Minami reabre casos já encerrados que ajudarão a levar o assassino ao banco dos réus por mais assassinatos. Por outro lado, ele mantém relações com um chefão de uma gangue chamado Senju, que lhe fornece calmantes para que consiga adormecer. Para dificultar tudo, Minami mantém um caso fora do casamento. E era justamente com sua amante que ele estava quando acontece o ataque aéreo que vitimou sua esposa e seus filhos.

Há algum tempo atrás eu achava meio massante ler livros de contexto histórico compenetrado, mas depois de ler alguns de Agatha Christie e agora com a Leitura de "Travessuras da Menina Má" aprendi a amar esse tipo de literatura, riquíssima em detalhes, na qual voc6e faz um viagem impressionante pelo tempo. Sugiro a quem não conhece que experimentem.

Fica aí mais uma dica incrível...

Abraços


2 Abstraídos comentaram:

  1. Adoro romance policial.
    Esse é o tipo de literatura que me prende. Sou mega curiosa e sempre quero saber o que vai acontecer no final ou então quem é o assassino. Agatha Christie e Sherlock Holmes me encantam com sua genealidade.
    Adorei a dica do lançamento.
    Mais um pra wishlist. Bjs.

  1. Dica anotada, eu gosto deste tipo de livro. Bjs, Rose;D

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!