O mundo de Simenon

Compartilhe:
Para os amantes de literatura policial, deixo hoje mais uma dica pra vocês de livros de tais gêneros. Não quero falar somente dos livros mais também do autor que eu gosto bastante.

A deixa de hoje vai para o Escritor George Simenon, autor de inúmeros  trabalhos considerados com obras de arte. Nao sei se vocês o conhecem ou às suas obras, mas devo dizer que se ainda não o conhecem estão perdendo um grande tempo. Bom não vou dizer que é como uma Agatha Christie, pois ainda não encontrei um outro escritor que usasse tantas artimanhas e expressasse tão bem a inteligencia como a Rainha do Crime para livros de tal gênero, mas devo dizer que Simenom não fica nada atrás.

Assim como muitos escritores, Simenon tem seu detetive, o comissário Maigret, que trabalha resolvendo os casos mais incrivéis que você pode imaginar. 

Um pouco sobre o autor:
Georges Joseph Chistian Simenon (Liège, 13 de fevereiro de 1903 — Lausanne, 4 de setembro de 1989) foi um escritor belga de língua francesa. Foi um romacista de uma fecundidade extraordinária: escreveu 192 romances, 158 novelas, alem de obras autobiográficas e numerosos artigos e reportagens sob seu nome e mais 176 romances, dezenas de novelas, contos e artigos sob 27 pseudônimos diferentes. As tiragens acumuladas de seus livros atingem mais de 500 milhões de exemplares. É o autor belga, e o quarto autor de língua francesa mais traduzido em todo o mundo. Seu personagem mais famoso é o Comissário Maigret, personagem de 75 novelas e 28 contos.

Alguns livros do autor:
A maioria dos livros de Simenon que eu vejo sendo publicados hoje em dia são pela Editora L&PM, nossa parceira. Realmente eu não sei se outra editora os publica, mas realmente o crédito hoje fica com a L&PM.

UMA SOMBRA NA JANELA
176 Páginas
Raymond Couchet, rico empresário, dono de uma empresa de medicamentos, é encontrado morto no seu escritório, no térreo de um imóvel na famosa Place des Vosges. Uma grande soma de dinheiro, destinada ao pagamento dos funcionários, foi roubada, e nenhum dos moradores do prédio viu coisa alguma. Entre eles, Edgar e Juliette Martin, que havia sido a primeira mulher de Couchet. Maigret logo trava conhecimento com a viúva, Germaine Couchet, uma distinta aristocrata; com Nine Moinard, uma ex-dançarina de boates que há seis meses era amante do empresário, e com Roger, filho de Couchet e Juliette, viciado em drogas, que, coincidentemente, vivia na mesma pensão que Nine. Não tardará para Maigret perceber que há muito mais por trás deste assassinato do que simples roubo de dinheiro.

MORTE NA ALTA SOCIEDADE
179 Páginas
 Uma princesa e um conde se amam desde a juventude e, impedidos de casar, trocam secretas cartas de amor durante cinqüenta anos. A princesa acaba de ficar viúva e parece determinada a realizar o desejo que acalentou durante toda a vida. Mas, subitamente, o conde é assassinado em sua mansão, no mais aristocrático bairro de Paris. Este é mais um caso para o comissário Maigret que, dessa vez, mergulha num mundo que lhe é, ao mesmo tempo, estranho e familiar: o da aristocracia parisiense. 

A BARCAÇA DA MORTE
166 Páginas
Mary Lampson, mulher de ex-coronel da marinha britânica Sir Walter Lampson, é encontrada estrangulada em Dizy, cidade do Norte da França. Estava desaparecida havia três dias. Os marinheiros da região perguntaram-se o que a mulher do dono do O Cruzeiro do Sul estaria fazendo tão longe do iate do marido, de brincos de pérolas, vestido de seda e unhas bem-feitas. Logo fica claro que O Cruzeiro do Sul é diferente de outra embarcações e o comissário Maigret terá de penetrar na vida da navegação fluvial até descobrir uma história de fraqueza humana, paixão e traição.

O ENFORCADO
168 Páginas
Em O enforcado, Maigret segue uma investigação iniciada ao acaso, numa estação de trem. Neste livro, um dos primeiros de Simenon dedicados exclusivamente ao comissário, o dinheiro e o medo da descoberta de um crime cometido no passado motivam uma série de ações suspeitas por parte de um grupo de antigos amigos. Esquadrinhando o papel social de cada um desses homens, Maigret compreende suas ambições e desvenda uma teia de mistérios. 


E ainda tem muio mais de onde estes vieram...
Pra realemente saber o que é Simenon, só lendo!!! 
Garanto que gostarão!!!


Abraços!!!



4 Abstraídos comentaram:

  1. Oi, querido.
    E me diga, os títulos são todos assim, pesados?
    Quais destes você já leu e indica?
    Abraços,
    Jozi
    www.olugardascoresescritas.com

  1. Oi Jozi...
    Olh por questão de título, tem alguns títulos mais suaves como por exemplo "As Férias de Maigret", mas por questão de história e conteúdo, são bem puxados!!
    Pra começar a ler Simenon eu te indico pelo que eu comecei "O Enforcado" eu achei muito bom..
    Lembro q gostei, mas nao lembro mto bem da estória...
    Mas acredito q vc vá gostar sim!!
    Bjuss

  1. Obrigada, querido.
    Mais um na lista.
    Abraços.
    Jozi
    www.olugardascoresescritas.com

  1. Oi Clodoveu!
    Adorei a dica! Já tinha visto alguns livros do autor, mas não sabia que eram tão interessantes! Vou colocar na minha lista!
    Beijos!

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!