#Resenha: O Mistério do Círculo - Leandro Luzone

Compartilhe:
Olá gentes...

Hoje terminei mais um livro muito bom. E como de praxe, sempre que isso acontece eu venho aqui no blog e conto pra vocês como foi. Pra falar a verdade era pra eu ter terminado de ler esse livro um pouco antes, mas por alguns óbitos de amigos (3 na verdade e na mesma semana...) não pude terminá-lo no tempo previsto!! Eu peço desculpa a vocês...

Mas estou postando agora, espero poder me redimir!!! =D

O livro que eu resenho hoje é o que eu indiquei há algum tempo e também mostrei na caixinha de correio do blog. Trata-se de "O MISTÉRIO DO CÍRCULO" que nos foi concedido por nosso parceiro Leandro Luzone. Lançado no mês passado (novembro) pela Editora Novo século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), tem uma temática bastante interessante e  se encaixa no gênero de 'romance policial'.




Sinopse: Em Londres, no século XXI, um padre e uma sacerdotisa de uma antiga ordem mística, conhecida como Círculo, envolvem-se em um inusitado caso de amor e tentam ajudar a Scotland Yard a descobrir a identidade do assassino, chamado pela imprensa britânica de O Inquisidor de Londres. Todas as suspeitas apontam a participação da Congregação para a Doutrina da Fé – um órgão da Igreja que substituiu a Inquisição – nos assassinatos das sacerdotisas com instrumentos de tortura e execução.


Pra começar o livro já começa nos mostrando uma morte. Descrita com detalhes impressionantes e feita com requintes de crueldade!! Realmente Leandro caprichou nos detalhes para que nós, leitores, víssemos a cena perfeitamente em nossa cabeça.

O livro tem um caráter atual, nos apresentando Londres no ano de 2006. Em contrapartida ao tempo atual, o autor remonta contextos históricos baseados na época de 1100 a 1200, a época da inquisição, ao qual a igreja tentava eliminar àqueles considerados como hereges. 

Por tal contexto conhecemos Ayna Fulke,  médica e também sacerdotiza do Círculo, uma congregação céltica propagadora de uma doutrina pagã e também Gianluca Bonera, padre que procura Ayna para que esta possa resolver o problema de Alzheimer de sua mãe através das pesquisas com células-tronco que promove. Ele, apesar de toda sua fé, sofre com o mal da mãe e busca meios para ajudá-la.

Esse foi o primeiro contato dos dois. O primeiro dos muitos outros que viriam por ai. Ele contando pra ela seus maiores temores, pois se trata de um padre indo contra sua doutrina católica e buscando pela evolução da célula-tronco, e ela fazendo a mesma coisa, contando para ele que ele era uma sacerdotiza de uma sociedade secreta, a qual pessoas comuns desconheciam.

Nesse meio tempo começa a acontecer em Londres uma série de mortes. Um misterioso assassino que se denomina "O Inquisidor de Londres" mata suas vítimas com instrumentos da própria inquisição, torturando-as e fazendo com que elas padeçam até a morte. Junto com o Inspetor Moreton, Ayna e Bonera partem em busca da solução do caso.

Uma por uma das sacerdotizas do Círculo começam a sofrer na mão do Inquisitor de Londres. E isso acontece bem no dia de contemplação do seu Sabá. Ayna está lista de vítimas, e a cada momento ela vê a morte chegar mais perto de si.... Conseguirá ela se salvar??

A cada momento dúvidas surgem a sua cabeça: Como o inquisitor conseguiu os instrumentos de tortura se eles pertenciam ao Vaticano? Haveria alguém do Vaticano ajudando o Inquisitor? Quem é o Inquisitor? Todas ela serão respondidas no decorrer da estória, pois o autor teve uma atenção muito grande quanto às pontas que poderiam ficar abertas no livro. Todas foram cuidadosamente fechadas de modo esclarecedor.

O autor foi muito minucioso com relação aos detalhes do livro, descrevendo cada ato de forma a fazer um filme na cabeça de quem lê.

Se o autor pecou no livro foi com relação aos detalhes dados. Pra quem gosta de contextos históricos bem detalhados não encontrará problemas na estória, pois ele descreve cada detalhe da cultura certa e seus cultos. Mas pra quem gosta de uma história mais ágil, pensará por esse ponto de vista. Embora creio que  isso seja muito relativo e  varie de leitor para leitor.

Eu gostei bastante do livro e aconselho à sua leitura. Com certeza um obra polêmica também se analisada pelo ponto de da igreja!!! Certamente seria colocada no índex de livros proibidos... Pra saber o porquê vocês têm que ler o livro...

(Inclusive, estarei fazendo o sorteio de um exemplar em parceria com o Leandro. A promoção??  Começarei a promoção ainda hoje!!! Aguardem)

Espero que tenham gostado da resenha!!

Abraços!!

3 Abstraídos comentaram:

  1. Interessante! Adoro esse tipo de gênero! :)

    abraço


    blogbibliomania.blogspot.com

  1. BeliM disse...:

    Que legal esse livro!
    Já li outras resenhas falando bem dele...

    Já está na minha listinha!

  1. MARCINHOW disse...:

    Nossa? Proibido??? Pronto quero ler!!!! KkkkK

    Poxa meus pesames... Três em uma só semana...

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!