Resenha: A Irmandade, de Vanessa Santos (sem spoiler)

Compartilhe:
Olá meus caros amigos leitores!!!

Ontem terminei mais um livro incrível. Quero falar pra vocês sobre A IRMANDADE, um livro de Vanessa Santos, nossa autora parceira do Blog, publicado pela Editora USINA DE LETRAS, que também é parceira do nosso blog!!!!

É um livro incrível, onde a autora faz uma sequência lógica de fatos ultrarápidos, sem, claro, perder a essência da estória. Ela não gasta muito tempo em detalhes, o que faz com que a história se desenvolva muito rápido e, mesmo assim, você consegue enxergar perfeitamente a cena que ela descreve.

A cada dia que passa, eu coloco mais fé nos nossos escritores brasileiros, pois é impressionante como eles conseguem criar estórias que te prendem. Esse foi mais um livro que, quando acabou, me deu uma "tristeza" de ter acabado, um sentimento diferente que é criado quando o livro é bom!

Mas enfim, agora que já falei o quanto gostei do livro, é meu dever colocar vocês um pouquinho mais dentro da estória e instiga-los a lê-lo. Confiram então a resenha!!!


Resenha:

"A vida de Moisés era perfeita." Assim também começa a sinopse do livro. E Literalmente era, ele tinha tudo: amigos, família, uma vida social adequada aos parâmetros sociais. Numa noite qualquer, ele sai com seus amigos Felipe e Paulo para um bar, sem compromisso com nada importante. Mas eis que um certo rapaz surge, encarando Moisés e lhe acusando de ter olhado para sua mulher. O rapaz começa uma briga, já partindo pra cima de Moisés e no decorrer da luta, ao cair, Moisés encontra uma faca, a arma propícia para terminar com tudo ali mesmo. Sem titubear, Moisés enfia a faca no homem, que desfalece, formando uma poça de sangue adjunta ao corpo. A polícia é acionada, ao chegar ao bar prende Moisés e o leva. Nesse exato momento sua vida acaba completamente. Mas a situação foi algo estranha, parecia uma armação, mas criada por quem?  E por quê?

Moisés vai preso. Condenado, ele começa a cumprir sua pena. Perdeu todos seus amigos, ninguém ia visitá-lo, nem seus pais. Só Stella que parecia não ter perdido a amizade de anos com o amigo. Ela era única a aparecer naquele lugar horrível. Moisés não vê a hora de sair dali e começar uma vida nova. Com a ajuda de Stella descobre alguns podres sobre a mulher do bar, que pivô da briga de Moisés. Com algumas revelações desta mulher, Moisés pede uma revisão criminal, e e absolvido, depois de já cumprir 2 anos na prisão.

A voltar pra casa é recebido pela frieza de seus pais. Com seus amigos a mesma situação. Mesmo ele tendo saindo da prisão, parece que ninguém mais o que por perto. Sem emprego, e precisando trabalhar a única solução para Moisés é ir vender balas nas estações de trem. Ele queria o dinheiro para sair dali e começar uma vida nova. Certo dia ao encontrar Stella no trem, começam a conversar e Stella vê algo que não é do seus agrado. Ela desnorteada com o que viu, atravessa a rua sem ver que vinha um carro. Moisés corre, a empurra mas o carro o pega. A atropeladora: Elisa, alguém, de fato, muito importante no livro.

Ao se recuperar do atropelamento, Moisés decide que era hora de partir, começar uma nova vida, num novo lugar onde ninguém o ficasse olhando de soslaio e o encarando como um assassino.Seu destino? Goiânia! Meio que perdido Moisés avista uma jovem tentando pular de uma ponte. Ele consegue segurá-la e salva sua vida. Seu nome era Letícia, trapezista de um circo que estava fazendo eventos pela cidade. Conversaram bastante e Letícia o chama para trabalhar no circo. Moisés vê aí a chance perfeita de começar a sua nova vida. Sem pensar duas vezes ele vai e é muito bem recebido por Sr. Ferreira, o dono do circo. Mas no seu novo trabalho ele não conseguiu agradar a todos. Luiz, outro trapezista, apaixonado por Letícia, não vê o novo empregado do circo como um futuro amigo. ( Digamos que no desenrolar da trama eles terão sérios problemas)

Num certo dia aparecem duas pessoas querendo conversar com Moisés. Essa pessoas? Elisa, a mulher que o atropelou e André, seu irmão. Contaram a Moisés sobre uma enorme instituição criminosa chamada A IRMANDADE, que treinava e recrutava pessoas em potencial criminoso. E eles estavam atrás de Moisés, que depois de ter matado um homem no bar, deveria ser contratado para ser chefe do Grupo de Extermínio da Irmandade. Elisa e André já faziam parte da Irmandade, mas não estavam ali pra recrutarem Moisés e sim para alertá-lo a fugir, porque em pouco tempo alguem da instituição iria procurá-lo, e ele não poderia recusar, pois uma vez que se se faz o convite para a Irmandade, este deve ser aceito, caso não aceite: MORTE. Quando se entra para a Irmandade não mais se sai, e a vida dentro dela não era nada satisfatória, uma vez que não se tinha vida. Casamento, filhos e outras coisinhas mais de uma vida normal eram impossíveis de se ter, pois ele exigiam excusividade. 

Depois de um probleminha no circo, Moisés resolve ir embora. Dito e feito. Ao sair do circo Moisés e procurado por um homem. Ele deveria aceitar à proposta. Mas não é o que acontece... Agora ele deve começar uma fuga sem precedentes para conseguir sair vivo de toda essa trama. E não vai ser fácil. Junto com Elisa, André, Stella e Felipe (que também se metem no meio), Letícia (que larga o circo para ir atrás de seu verdadeiro amor) Vinicius (noivo de Stella) e Juan, ele passa por maus bocados e perigos que, quando se lê o livro, quase faz seus coração sair pela boca.

E então, será que conseguirão sair todos vivos dessa jornada???
E qual o plano deles para terem de volta uma vida normal???
Como destruir  Irmandade, ou pelo menos fazer com que ela esqueça os supostos "traidores"??

Isso é algo que terão que descobrir sozinhos, pois eu não vou contar. So digo uma coisa: Vale a pena ler o livro... eu adorei e recomendo ...

E vocês, o que estão esperando para lê-lo, garanto que gostarão tanto quanto eu.. E muita ação e aventura em 252 páginas que vocês não conseguirão largar...

Por enquanto deixo vocês aqui tentando, descobrir toda essa trama!!!
Abraços!!!


2 Abstraídos comentaram:

  1. MARCINHOW disse...:

    Esse é o proximo da lista!

  1. Krull disse...:

    UAU!!!! Parece interessantíssimo esse livro!!!

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!