O personagem principal, Gerogui Jachmenev, é um senhor russo de mais ou menos 80 anos, que vive na Inglaterra e relembra sua vida após descobrir que sua esposa, Zoia, está prestes a morrer vítima de um câncer incurável. Suas memórias perpassam por grandes episódios históricos que marcaram o século XX.
"Meus pais não foram felizes no casamento.
Passaram-se anos, décadas, desde a última vez que aturei a companhia deles, mas ambos me voltam à lembrança quase todos os dias, por alguns instantes, não mais do isso. Um sussurro de memória, tão leve como o hálito de Zoia em meu pescoço quando dorme de noite a meu lado. (...)"
Ele nos narra parte da sua infância em uma aldeia pobre no interior da Rússia de 1914, ficamos conhecendo um pouco sobre sua família, seus amigos e como sua vida muda completamente após, sem querer, salvar o grão-duque Nicolau Nicolaievitch da morte. Georgui então é levado para São Petersburgo onde passa a trabalhar como segurança oficial de Alexei Romanov, o filho mais novo do czar Nicolau II e herdeiro do trono russo.
"- Houve uma tentativa de assassinato - continuou Nicolau Nicolaievitch, olhando reto para mim e ignorando meu pai. - Um jovem radical. Ele apontou a pistola para minha cabeça. Juro que vi a bala se preparando para sair da câmara e se cravar em meu crânio, mas você se atirou na frente, garoto corajoso que é, e tomou o tiro no ombro. - Ele hesitou antes de retomar. - Você salvou a minha vida, jovem Geórgui Danielovitch."
Morando com a Família Real, ele cresce, amadurece, conhece o amor, toma decisões que sem sempre são as mais acertadas e se mantém sempre fiel a suas tarefas e a família que o acolheu.
Boyne nos leva a transitar pelo passado e pelo presente. Conforme Geórgui mergulha em suas memórias vamos conhecendo não só sua história, mas também a intimidade da Família Real Russa: a relação do czar com os filhos Olga, Tatiana, Maria, Anástacia, com o Príncipe Herdeiro Alexei e com a esposa Alexandra.
No presente, o Geórgui idoso e sério, relata a descoberta da doença de sua esposa, a perda da filha, o nascimento de seu neto e os problemas em ser um estrangeiro durante as guerras. É durante essas passagens que somos envolvidos no mistério da trama. Entre passado e presente percebemos que há um grande contraste entre o jovem e o velho Geórgui, que vai se tornando cada vez mais forte conforme seguimos com a leitura.
"Uma coisa curiosa é que aceitar a notícia da doença de Zoia foi mais difícil para mim do que para ela. Que Deus me perdoe, mas, quando chegaram os resultados, ela pareceu tão aliviada, quase feliz, mostrando-os a mim em consideração por meus sentimentos, mas sem demonstrar nenhum temor ou desespero com seu estado. Não chorou, mas eu sim. (...)"
O romance tem uma trajetória muito interessante que prende a atenção do leitor e desperta a sua curiosidade, a sequencia cronológica é constantemente interrompida, criando suspense e emoção. Por exemplo, Boyne em um momento descreve uma história transcorrida em 1916, passando em seguida para 1945, surpreendendo o leitor, o passado e presente se alternam durante a narrativa, indo da Inglaterra para a Rússia e vice-versa.
Apesar de, inicialmente, acreditarmos que o livro trata de relações de poder e guerras, conforme nos adentramos na leitura percebemos que na verdade trata-se de uma bela história de amor que sobrevive a diversos problemas, complicações e principalmente, que sobrevive ao tempo.
"- Você me ama?
- Mas claro!
- Nunca vai me deixar?
- Só a morte poderia me afastar de você, minha querida."
O Palácio de Inverno emociona e nos faz querer que a o que aconteceu na história fosse exatamente como o autor descreveu no romance. Recomendo para todos que gostam de leitura de qualidade com uma trama inteligente, personagens interessantes, bem construídos e uma narrativa excelente, ou seja, leitura de qualidade, que te prende e emociona.
E aí? O que acharam?
Olá, td bem? Seu blog é super perfeito, ainda mais falando de livros tão bons. Estou lhe seguindo o gostaria de ter a honra de ter vc como seguidora do meu tbm: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com/ . Obrigada e sucesso! Beeeijos!