#Indicação: O sonho do Celta - Mário Vargas Llosa

Compartilhe:
Oi pessoal...

Estava com um probleminha na internet aqui de casa nesses últimos dois dias, mas acho que agora já se normalizou.

Enfim, aproveitei esse fim de semana para dar uma chegadinha na Sairaiva daqui de Goiânia e verificar algumas coisinhas que nos interessam, ou seja, livros.

Andando por entre prateleiras por lá encontrei o livro "O SONHO DO CELTA", que me atraiu por causa do autor. Bom, esse é mais um livro do autor Mário Vargas Llosa, o mesmo autor de "Travessuras da Menina má", que resenhei pra vocês há algum tempo aqui no blog.

O que mais gosto na forma de escrita de Llosa e a forma com que ele escreve, pois conseguimos ver a história com tanta realidade que  entramos nela com mais facilidade, e é sempre bom pois ele entra num contexto histórico que faz com que enxerguemos a realidade dos fatos. Esse não é diferente. Rico em história, ele nos leva ao começo do século XX.

Esse livro é uma publicação da Editora Objetiva, sob o selo Alfaguara.

O SONHO DO CELTA
Mário Vargas Llosa - 392 Páginas - Alfaguara

Sinopse: Em O sonho do celta, Mario Vargas Llosa volta à forma do romance histórico para narrar a saga de Roger Casement, um personagem complexo, muitas vezes controverso. Irlandês a serviço do Império Britânico, Casement conheceu a violência da colonização na África e na América do Sul no começo do século XX. Ao denunciar os abusos e os maus-tratos contra colonos, passou a valorizar a liberdade acima de tudo. E, em nome da liberdade, voltou-se contra seu próprio governo.

Em 1916, encarcerado em um presídio de segurança máxima em Londres, Roger é acusado pelo governo inglês de alta traição e aguarda sua sentença. Apenas cinco anos antes, havia sido nomeado Cavalheiro. Agora, abandonado por quase todos os amigos, difamado pela opinião pública, corre o risco de ser executado.

Vargas Llosa recria a jornada de Casement - das atrocidades no Congo Belga, passando pela exploração da borracha na Amazônia, até a luta pela independência da Irlanda - num livro que fala essencialmente sobre coragem e superação.

Para o autor, este é também um livro que fala sobre como "certas circunstâncias desumanizam os homens até transformá-los em monstros": "No Peru ocorreu o mesmo que aconteceu no Congo, com o sistema de extração de borracha. Cometiam-se as maiores atrocidades sob a mais absoluta impunidade. É como uma espécie de imersão no mal. Casement viu tudo isso de perto, mas conseguiu manter distância e se proteger da loucura escrevendo e documentando o que via", analisa o escritor em entrevista ao jornal El País.

Segundo Vargas Llosa, o nacionalismo fervoroso de Casement, característica incomum em seus heróis literários, reflete o aspecto mais idealista do termo: "Sempre tive horror dessa forma de fanatismo. O nacionalismo me parece a pior construção do homem. E o caso mais extremo de nacionalismo é o cultural, ainda que em certas circunstâncias ele possa representar valores libertários."
 
Vargas Llosa reconhece que em certas "civilizações esmagadas", que aspiram a libertar-se de seus colonizadores, o nacionalismo tem um valor positivo. "Mas ele é perigoso quando se converte em uma ideologia. Aí, pode significar violência, prejuízos, distorção de valores. Casement incorporou o lado mais idealista, que é o que luta contra o opressor."

Fica aí mais uma dica.. 
Para quem gosta de livros de contexto histórico, esse é mais um muito construtivo...

Abraços!!!

1 Abstraídos comentaram:

  1. Com certeza uma ótima sugestão. Mario vargas Llosa é um super autor e este livro é muito bom! Recomendo também!

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!