#Indicação: Os anagramas de Varsóvia - Richard Zimler

Compartilhe:
"OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA é um romance policial arrepiante e soberbamente escrito, narrado por um homem que devia estar morto. E é capaz de mentir sobre a própria identidade."

Hello there!!!

Bom dia!!!

Para a indicação de hoje separei o livro "OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA", escrito por Richard Zimler e publicado pela Editora Record. O livro me atraiu bastante pois alem de ser um "noir". Muitos me perguntam o que é um "romance noir" (le-se 'nuar', pois a língua proveniente é o francês), então esclarecerei a dúvida de vocês agora.

O espécie noir refere-se ao gênero policial, com bastante suspense e mistério, com histórias parcialmente ambientadas em cenários sórdidos, frequentemente "sujos" tanto do ponto de vista figurado quanto literal. O termo surgiu de uma série editada na França dedicada ao gênero policial e esta coleção ou série se chamava Série Noire, que significa "série negra", em francês. O termo pegou. Embora o gênero não tivesse sido inventado na França, o termo que o designa se origina de lá. Mais tarde o termo se estendeu ao cinema, para designar esse tipo de filme (bastante comum nos anos 40, havendo alguns clássicos no gênero, como "O Falcão Maltês", adaptação do romance homônimo de Dashiel Hammett).

Então, voltando ao livro, esse é um romance noir que retrata uma história passada na Alemanha, no início da década de 40 e gira em torno de nazistas e judeus. Então pra quem gosta de estórias com um toque de história esse é um romance ideal!!!

Confiram a sinopse e se integrem mais sobre o livro!! (Sem falar que eu achei a capa linda né!!!)

 
Os anagramas de Varsóvia
Richard Zimler - 378 páginas - Editora Record

Sinopse: Início dos anos 1940. Os nazistas encerram milhares de judeus numa pequena área da capital da Polônia. Uma ilha urbana isolada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a se mudar para o gueto com uma sobrinha e o sobrinho-neto de 9 anos, Adam. Mas numa manhã de frio cortante, o menino desaparece. E reaparece morto. O corpo encontrado no arame farpado. Uma das pernas cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca.

Em breve outro cadáver aparece — desta vez o de uma jovem, a quem foi cortada uma das mãos. E as provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Inconsolável, Erik se une ao amigo de infância, Izzy, para tentar descobrir o assassino. Uma investigação que esbarra na própria falta de liberdade de ambos, no descaso das autoridades alemãs. Outro aspecto da obra magistral de Zimler: a vida do gueto, com todas as suas dificuldades. As tentativas de manter a normalidade face ao trabalho, a cultura, a vida familiar, a prática religiosa.

"OS ANAGRAMAS DE VARSÓVIA é um thriller histórico profundamente comovente e sombrio. Uma viagem aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano."
Talvez essa última frase explique mais do que tudo que eu disse... 
Então, fica aqui mais essa indicação para amantes do gênero noir!

Espero que tenham gostado..

Um abraço a todos!!!
Att


1 Abstraídos comentaram:

  1. MARCINHOW disse...:

    Parece ser bastante interessante!!! ainda não conhecia!!!

Postar um comentário

Seu comentario é importante... Então vamos, mãos a obra!!!